Como é abençoado o cristão que tem o Espírito Santo habitando dentro de seu ser!

Pastor Marcos Paulo Wichert  (Culto de 17/11/2019)

Graças e Deus por mais uma semana abençoada na presença de Deus! E que o Espírito Santo de Deus nos ensine e abençoe mais uma vez, em Nome de Jesus!

Nesta noite vamos falar sobre o Espírito Santo, e com o uso da Palavra de Deus, ver o quanto é precioso e rico ser “Morada do Espírito Santo”, ou seja, ser cheio e conectado totalmente com este Amigo Maravilhoso.

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (I Coríntios 3:16)

Quem tem o Espírito Santo em sua vida tem: consolo, luz, paz, vida, alegria, pureza, conforto, força e muitas outras bênçãos maravilhosas. Mas, vamos ver algumas passagens bíblicas que nos provam a sua existência e ofício na vida do seu povo, o Povo de Deus:

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós. (João 14: 16-17)

 

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.(João 14:26)

 

Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim. (João 15:26)

 

Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. (João 16:7)

 

Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.(João 16:13)

Reflexões sobre a vida diária de um cristão com o Espírito Santo:

  1. Ele é como um óleo sagrado, que unge e separa a vida do cristão. Separa-nos  para o ofício divino e dá  graça e  força para executá-lo corretamente.
  2. Ele é como a água. Água unicamente purificadora, que nos limpa do poder do pecado e santifica, operando em nós o querer e o realizar segundo sua vontade.
  3. Ele é como a luz, que se manifesta a nós  primeiramente mostrando nosso estado de perdição e em seguida revelando Jesus Cristo para nós e em nós. Iluminados, então, já não estamos mais na escuridão, mas na pura Luz do Senhor.
  4. Ele é como o fogo, que purifica a nossa contaminada natureza, assim como o ouro se refina, para que possamos oferecer a Deus um puro sacrifício vivo.
  5. Ele é como a chuva calma, que rega  a nossa aridez e dá vida, fertilizando o nosso viver todas as manhãs. Pois esta chuva é o doce começo para cada manhã.
  6. Ele é como o vento, que traz vida e alívio aos homens, soprando o que é necessário, executando ações de avivamento, animando e sustentando a vida do Povo de Deus.
  7. E por fim, Ele é o nosso Consolador!  Ele dissipa as preocupações, medos e dúvidas que perturbam a paz dos amados de Deus. Ele nos confirma como filhos, para que possamos chamar a Deus de Pai.

Devemos nos alegrar mais, pois temos esta riqueza de sermos “Cheios do Espírito Santo”. Por isso oremos e vivamos com mais ânimo e alegrias, pois somos “Moradas do Espírito Santo”.

Obrigado, Pai, por me salvar através de Jesus! E obrigado Jesus, por me apresentar e me presentear com o Espírito Santo. Aleluia!

Deixe um comentário