É na igreja onde o Senhor Jesus guia e apascenta o seu povo

Pastor Marcos Paulo Wichert  (Culto de 07/07/2019)

Graças a Deus por mais um dia estarmos na Casa do Senhor! E que o Espírito de Deus no abençoe poderosamente.

O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios. (Cantares 2:6)

  • Quem é o amado? Jesus (o noivo, o esposo).
  • Quem é ela que declara este amor recíproco? A igreja (a noiva, a esposa do Cordeiro).

“Estas palavras devem  declarar com fé e clareza a expressão do amor que a Igreja faz do seu relacionamento com Cristo. E a satisfação que ela tem por seu interesse por Ele, e a sua comunhão com ele como Igreja!” Pois deve a igreja desfrutar deste amor, pois tudo que Ele fez, faz e fará é por ela. Tudo que ela necessita para viver e ser feliz está Nele! Tudo que Ele é, é dela!. Tudo que Ele tem é dela” Aleluia!!!

Sendo assim, nós somos a Sua Noiva, a Igreja. E por isso devem os cristãos estar na Casa do Senhor, pois é na igreja que Ele nos apascenta (entre os lírios)!

Mas, o que quer dizer “apascentar”? Significa  guiar, conduzir, cuidar, alimentar, proteger.

E por que  as Escrituras dizem que Ele apascenta seu rebanho “entre os lírios”? Porque é  entre os lírios (na Igreja) que Ele guia, orienta, cuida e apascenta o seu povo.

1. O Lírio como as Belezas de Deus

“Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?
Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.” (Mateus 6:25-29)

Aonde estão as maravilhas espirituais de Deus? As manifestações da beleza do seu poder, onde estão? Onde Deus manifesta ao mundo a beleza do seu poder perfeito, criador e regenerador? Como Deus mostra ao mundo as maravilhas do seu poder? Não é na Igreja e através dela? Sim, com certeza!

A palavra lírio, quando usada na Bíblia, corresponde às varias s espécies desta flor, ou seja, tulipa, jacinto, íris, camomila, anêmona, narciso, ciclame. E isto nos mostra que o Senhor Jesus quer cuidar, apascentar a cada um em sua igreja, onde Ele mostra o seu amor pela beleza das suas criações regeneradas, que somos nós.

2. O Lírio como os corações arrependidos aos pés do Senhor Jesus.

Volte, ó Israel, para o Senhor, para o seu Deus. Seus pecados causaram sua queda! Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: “Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios.
A Assíria não nos pode salvar; não montaremos cavalos de guerra. Nunca mais diremos: ‘Nossos deuses’ àquilo que as nossas próprias mãos fizeram, porque tu amas o órfão.
“Eu curarei a infidelidade deles e os amarei de todo o meu coração, pois a minha ira desviou-se deles. Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio. Como o cedro do Líbano aprofundará suas raízes.” (Oséias 14:1-5 NVI)

Aonde vamos para ouvir as palavras que nos mostram os nossos pecados? Onde se encontram os testemunhos de perdão e restauração? Onde  comemos o pão e bebemos o suco da uva, anunciando que cremos na aliança do perdão dos pecados? Não é na Igreja? Sim, com certeza! Pois nós somos a florada dos arrependidos pelo conhecimento de Deus. E é na igreja que Jesus guia o seu povo ao arrependimento através do seu Santo Espírito.

3. O lírio como ornamento nas colunas do Templo de Deus

“Sobre o alto das colunas estava a obra de lírios. E assim se acabou a obra das colunas.” (1 Reis 7:22)

Não somo nós, os que cremos, o Templo do Espírito Santo? Não habita Ele em nós?Não temos então nós também, estas colunas com entalhes de lírios? Pois sim! Somos este templo, espiritualmente falando.E para onde nos conduz este Santo Espírito e para sermos apascentados por quem? Por nós mesmos? Não. Mas por aquele que apascenta entre os lírios.

Se somos templos do Espírito Santo, Ele nos levará à igreja, onde Cristo tem prazer com seu povo, a sua noiva.

“O meu Amado é meu, e eu sou Dele.”  Te amo Jesus. Aleluia!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s